Inventamos momentos
para nos nutrir
coletivamente
e relembrar
nossa vitalidade
AS VÁRIAS DIMENSÕES DA TERRA
em 17.10.23, no Paço do Baobá (SP)
Com os alunos do 6º ano do Instituto Sylvio Passarelli nos aproximamos das relações entre poesia, arte e natureza. A poesia conduziu nossa sensibilidade para uma percepção do espaço e do corpo. Criamos tinta de terra, desenhamos as árvores que estavam ao nosso redor e por meio dessa observação também breves versos nasceram e se penduraram nos galhos dos desenhos.
A POESIA ME ACHOU EM MOVIMENTO
em 20.05.23, no Paço do Baobá (SP)
Durante algumas horas, convidamos os participantes a realizar alguns exercícios de escrita poética e também de percepção do corpo. Eram propostas para que a palavra seja redescoberta nas suas várias camadas e para aguçar a consciência corporal. Como desacostumar os sentidos para que a relação com o corpo se transforme? Desacostumar a relação com a palavra transforma algo no corpo?
MAPA DE VISITAÇÃO DO SESC SANTOS
em 24 e 25.06.22, no Sesc Santos (SP)
A convite do Sesc Santos passamos dois dias na unidade junto às crianças e educadores do projeto Curumim.
Após momentos e vivências, surge um mapa propositivo e poético pra perguntar se uma chance é poesia. Depois de conversar, depois de visitar a praça em frente ao Sesc e desenhar no chão, depois de brincar de pé na bola, subir em árvores e sermos levados pelos educadores e funcionários a conhecer diversos cantos...
Um mapa para trazer chances de pensamentos, chances de conversas, chances de movimento no corpo. E uma chance é poesia?
EXPEDIÇÕES MODERNISTAS
em 12.02.22, na Biblioteca Mário de Andrade (SP)
A convite do Theatro Municipal participamos das "Expedições Modernistas", uma ação de celebração do centenário da Semana de 22. O grupo inscrito foi convidado a participar de uma oficina de escrita e experimentação gráfica, com a criação de pequenos folhetos com poemas e imagens utilizando processos de impressão alternativos, a partir da exposição de revistas modernistas do acervo da biblioteca, como Klaxon e Revista Verde. Após a oficina, participaram de uma caminhada até o Theatro Municipal conduzida pelo Coletivo Teatro Dodecafônico, com propostas de mediação. Como encerramento da expedição, o público foi convidado a assistir à apresentação do Coro Lírico (manhã) e Quarteto de Cordas (tarde).
Fotos: Anna Maeda